sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O DEUS DA BÍBLIA - Parte I


TEXTO. Isaías 41.10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.

QUEBRA GELODeus existi para você? Como você pode explicar a existência de Deus? Você já teve uma experiência com Deus?
Orientação ao líder. O líder deverá ouvir atentamente a todos os participantes da célula, permitindo assim que todos se manifestem sobre a pergunta
REFLEXÃO. Para se crer no Deus da Bíblia, é preciso conhecer o que a Bíblia ensina sobre Deus. Mais do que ensina, a Bíblia pressupõe a existência de Deus e é o testemunho escrito da sua revelação na história.

A bíblia apresenta Deus como eterno e criador de todas as coisas! (Gêneses 1:1) ...Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? (Isaías 40.28) ...Eu sou o SENHOR, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei. (Isaías 43.15)

Quais são os atributos de Deus?

·         O Deus descrito na Bíblia é este Deus: Ele afirma ser o Criador do universo -transcendente, onisciente, todo poderoso, que sempre existiu e é o sustentador de todas as coisas. Ele diz: “Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade. Minhas próprias mãos estenderam os céus; eu dispus o seu exército de estrelas.” (Isaías 45:12)“Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu.” (Isaías 46:9) “Eu sou … o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso.” (Apocalipse 1:8)
·         Qualquer pessoa pode ter com Deus o mesmo tipo de relacionamento que tem com um familiar bem próximo. Na verdade, aqueles que o conhecem, Ele os chama de filhos, noiva, amigos. Assim, o Deus da Bíblia é tudo menos impessoal. Ele fica zangado ou triste, mostra sua misericórdia, bondade e perdão – é um ser  emocional. Ele também é  intelectual, tem personalidade e engenhosidade. Podemos conhecer mais do que apenas meros fatos sobre Ele, nós podemos, na verdade, conhecê-lo intimamente como nosso melhor amigo: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro.” (João 17:3)
·         O Deus da Bíblia sabe o que é ser um de nós. Jesus Cristo não foi apenas o filho de Deus, Ele é o próprio Deus, que tomou forma e natureza humana. “No princípio era aquele que é a Palavra [Jesus]. Ele estava com Deus, e era Deus. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós.” (João 1:1, 14)
·         O Deus da Bíblia realmente se importa. Ele afirma isso em suas palavras. De fato, a Bíblia diz que “Deus é amor.”(1João 4:8, 16) Mas, palavras não comunicam cuidado e zelo tanto quanto as ações o fazem. É por isso que o Deus da Bíblia é tão único e impressionante. Ele realmente nos mostrou o quanto Ele se importa conosco: “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” (1João 4:9-10) “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito[v], para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
Momento de adoração e oração
Senhor ajuda-me a ser a pessoa que o Senhor sonha: Uma pessoa que te conhece não somente pela letra mais pessoalmente, pois eu quero te adorar e prestar cultos ao teu santo e excelso nome. Amado Deus abre os meus olhos para que eu possa ver a tua glória e faça de mim a tua habitação. Senhor salva-me pelo teu grande amor e bondade, perdoa os meus pecados e cubra-me com o teu manto sagrado, por Jesus teu filho amado Amem!
 Boa célula
Ap  Gilvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário